Augusto

A ousadia é o primeiro passo para superar qualquer limite

Significado do nome Augusto

Augusto possui várias acepções. Dentre elas, cabe destacar ‘consagrado‘ e ‘sublime‘. Também pode ser interpretado como ‘majestoso‘ ou ainda ‘elevado‘. Trata-se de um nome repleto de força, que remete a aspectos importantes como a sagacidade e a obstinação, características fundamentais de um vencedor.

Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano.
Lc 2:1

Origem do nome Augusto

Advém do latim Augustus. Pode-se notar a popularidade de Augusto por sua presença maciça em variados idiomas de distintas raízes etimológicas como, por exemplo, Avgust, sua forma na língua russa.

Outras variantes curiosas são Augustus, do holandês, e Auguste, do francês. Este título masulino também é bastante recorrente em formas compostas como José Augusto, César Augusto e Augusto César. A variação para mulher deste nome no português é Augusta.

Augusto na Bíblia

Foi o fundador do império romano e governou na época do nascimento de Jesus (Lc 2:1). Também conhecido como Otávio ou Otaviano, era o filho adotado de Júlio César, cujo assassinato desencadeou uma briga pelo poder, travada entre ele, Lépido e Marco Antônio. Augusto era descrito como alguém frio, muito inteligente e cruel, que também sabia ouvir conselhos e se aproveitar deles quando necessário. Após perceberem que tinham uma única saída, os três decidiram se unir, formando o segundo triunvirato de Roma. Com muita astúcia e algumas artimanhas, ele logo foi minando a autoridade de seus concorrentes, sendo alçado ao posto de comandante pelo senado. Foi renomeado desta maneira como uma espécie de título ou codinome, que servia para conferir glória ao seu portador. Posteriormente se casou com Lívia Drusila e se consagrou por ser patrono das artes, da cultura e também da arquitetura.

Este nome é citado em apenas uma passagem bíblica, localizada no Evangelho de Lucas, parte integrante do Novo Testamento.