Acabe

A família é fonte de amor e também de sabedoria.

Significado do nome Acabe

Acabe significa literalmente ‘irmão do pai‘, embora outras acepções sejam possíveis, como é o caso de ‘tio‘, ‘tio paterno‘ ou ainda ‘irmão‘. As interpretrações deste nome sugerem a proximidade da família enquanto fonte de força e de um caráter sólido, que tem nas raízes familiares uma base bem estruturada e inspiração constante.

“Acabe convocou então todo o Israel e reuniu os profetas no monte Carmelo.” (1Rs 18:20)

Origem do nome Acabe

Acabe é derivado da forma hebraica Ach’ab ou Ach’av, cuja composição se dá a partir da aglutinação ocorrida entre os vocábulos ach, que pode ser compreendido como “irmão”, e ´ab, traduzível por “pai”.

No idioma antigo latino este nome masculino ganhou duas variações: Acha e Ahab, que também aparece na língua inglesa. Já a variante grega transliterou o título para Achaab.

Acabe na Bíblia

Era filho do rei Onri e, embora pudesse ser considerado um governante competetente e um guerreiro hábil, a sua marca acabou por ser a deslealdade perante o Senhor devido à submissão e à complacência relacionadas ao paganismo tirano que sua esposa Jezabel promoveu durante o período de seu reinado sobre as terras de Israel (1Rs 16:33). Acabe teve criação judaica, mas a rainha, vinda de família fenícia, continuou a adorar seus deuses falsos mesmo após o casamento, e fez com que seu marido erigisse um templo para Baal em Samaria, além de construir um poste sagrado para Aserá, cujos rituais implicavam em atos absolutamente imorais. Seu principal opositor foi o profeta Elias, que desafiou os sacerdotes pagãos e conseguiu apaziguar a ira de Deus sobre o povo israelita, mostrando que estavam passíveis de uma punição severa se não se atentassem para evitar e repudiar a adoração pagã (1Rs 18:21). Há ainda outro homem que recebe o mesmo título, trata-se do filho de Colaías (Jr 29:21).

Este nome é citado em mais de setenta passagens das Escrituras Sagradas, todas elas localizadas no Antigo Testamento, predominantemente no primeiro livro de Reis.