Ananias

Aquele que estiver resguardado pela benção divina não deve temer nada.

Significado do nome Ananias

Ananias significa literalmente ‘Deus é proteção‘ ou ‘protegido pelo Senhor‘, admitindo também algumas concepções como ‘o Pai é misericordioso‘ e ‘nuvem de Deus‘, que acabam por ressaltar a relação deste nome com a capacidade magnífica de perdão e compreensão que Ele possui para entender as falhas e ainda fornecer misericórdia o suficiente perante os erros humanos.

Um homem chamado Ananias, piedoso segundo a lei e muito respeitado por todos os judeus que ali viviam.
At 22:12

Origem do nome Ananias

Ananias é uma derivação do hebraico Ananyah, cuja composição é resultado da soma realizada entre os vocábulos anan, que pode ser entendido como “nuvem”, e Yahu, traduzível por “Deus”.

Este nome para homens possui variações bastante distintas das que se conhecem no português, como Hannas, vindo do grego, e Annas, do latim.

Ananias na Bíblia

Existem quatro homens assim chamados nas Escrituras. Dentre eles está um dos primeiros cristãos que viveram em Jerusalém e cuja fé o levou a construir uma sociedade comunitária onde os bens eram compartilhados a fim de ajudar os necessitados. Porém, ele e sua esposa Safira, acabaram pecando por cobiça porque omitiram uma parte do lucro que receberam ao vender alguns lotes de terra, apesar de terem divulgado aos outros membros uma doação integral do valor recebido (At 5:2).

Outro Ananias que merece destaque foi o sumo sacerdote de um templo que exerceu seu ofício durante grande parte do início de Paulo em seu serviço ministerial, sendo nomeado por Herodes Agripa II ao cargo que ocupou por um bom tempo.. Ele acabou sendo acusado de traição por conta de uma disputa entre judeus e samaritanos e foi levado à Roma para um julgamento que culminou em sua absolvição pelo imperador Cláudio. Há ainda outros dois personagens que recebem este mesmo título: o avô de Azarias (Ne 3:23) e o cristão de Damasco responsável por curar Paulo da cegueira (At 9:10).

Este nome é citado em quatorze passagens da Bíblia Sagrada, principalmente no livro dos Atos, componente do Novo Testamento.