Alexandre

Uma das maneiras de amar a Deus é proteger os outros e a si próprio de qualquer mal.

Significado do nome Alexandre

Aquele que defende o homem‘ é o significado mais aplicado a Alexandre. Além deste, deve-se considerar ‘aquele que repele o inimigo‘ ou até ‘protetor do homem‘. Este nome se relaciona com a força e com o dever, aspectos fundamentais daquele que está incumbido de proteger os seus próximos.

Alguns da multidão julgaram que Alexandre era a causa do tumulto, quando os judeus o empurraram para frente. Ele fez sinal pedindo silêncio, com a intenção de fazer sua defesa diante do povo.

At 19:33

Origem do nome Alexandre

Alexandre é derivado do grego Aléksandros, cuja composição se dá pela justaposição dos termos alek, entendido como “se defender do inimigo”, e aner, traduzido como “homem”. Sua variação no idioma italiano, Alessandro, também ficou popular no português, bem como a forma feminina Alessandra.

Os diminutivos destes nomes, Sandro e Sandra, acabaram ganhando autonomia e também são muito utilizados na língua portuguesa, assim como o apelido unissexo Ale.

Alexandre na Bíblia

Oficialmente pode-se apontar cinco personagens que são assim nomeados nas Escrituras Sagradas, além da cidade de Alexandria, deste título derivada. São eles o ferreiro (2Tm 4:14), o de Éfeso (At 19:33), o herético (1Tm 1:20), o filho de Simão Cireneu (Mc 15:21) e um parente do sacerdote Anás (At 4:6).

Contudo, alguns estudiosos e teóricos da Bíblia acreditam que os três primeiros são a mesma pessoa. Isto porque estes homens, de maneiras não tão distintas, escolhem se opor à palavra de pregação que Paulo trazia consigo. Embora não se possa afirmar com toda certeza, por conta dos relatos sobre eles serem breves, algumas evidências relatando heresia por parte deles levam a crer nesta versão de serem o mesmo homem: “Alexandre, o ferreiro, causou-me muitos males.” (2Tm 4:14).

O nome aparece diretamente citado em apenas cinco oportunidades, todas elas no Novo Testamento, com maior incidência nos Atos dos Apóstolos.