Maria Clara

O caráter puro é aquele que está comprometido em cultivar as palavras verdadeiras.

Significado do nome Maria Clara

Os significados mais comumente atrelados a este título são ‘senhora soberana e ilustre‘ e ‘aquela que é pura e elevada‘, isto porque Maria está relacionada a sentidos como ‘exaltada‘ e Clara traz a noção da ‘pureza‘, evidenciando assim a força contida em um caráter nobre e limpo, que não se presta a atividades imorais que não condizem com os preceitos de Deus. Maria Clara é um nome que alude à elevação espiritual que se consegue por meio da honestidade, virtude que tanto agrada ao Senhor por facilitar o convívio humano.

Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram.

Mt 2:11

Origem do nome Maria Clara

A composição de Maria Clara é feita a partir dos nomes: Maria, que provém do hebraico Myriam – cuja raiz etimológica possui marcas do egípcio e do grego; e Clara, título proveniente do latim Clarus – que também originou Clarice e Clarissa na língua portuguesa, assim como Kiara e Clair na inglesa.

Este título feminino está presente em idiomas distintos como Marie Claire no francês, Maria Chiara no italiano e Maria Klara em várias línguas. Entre outras versões, Ana Clara e Clara Maria são as preferidas.

Maria Clara na Bíblia

Maria Clara está relacionada a sete personagens bíblicas intituladas Maria, todas elas com um considerável grau de relevância nas Escrituras. A mais notável dentre estas mulheres é a mãe de Jesus Cristo, mulher de caráter exemplar, além de Madalena (Mt 1:16), fiel seguidora do Messias (Mt 25:56), sendo que todas elas estão presentes em passagens do Novo Testamento.