Milena

Comportar-se de acordo com os preceitos divinos pressupõe a cordialidade perante o próximo.

Significado do nome Milena

Originalmente este nome está atrelado aos significados ‘aquela que se sobrepõe‘ e ‘a que se eleva‘, ligados a uma interpretação mais literal e direta, embora existam algumas outras formas de compreende-lo, é o caso das acepções ‘a soberana‘ ou ainda ‘a que deve ser exaltada‘, que ressaltam a presença metafórica de um caráter nobre e digno, capaz de tomar as decisões de acordo com a moral superior e os preceitos divinos. Deste modo, Milena se associa à pureza como um todo, remetendo à necessidade de preservar a auto-imagem e o bom comportamento.

Maria Madalena e a outra Maria estavam assentadas ali, em frente do sepulcro.

Mt 27:61

Origem do nome Milena

Milena é uma forma originada a partir do processo de aglutinação ocorrido entre os títulos Helena e Maria, que por sua vez é proveniente do hebraico Miriam. Esta formação se deu em diversos idiomas como o italiano, o romeno e o francês, responsável por gerar a variante Mylenè, que posteriormente se tornou Milene no português.

As variações mais habituais ocorridas em língua portuguesa deste nome para mulher são Marilene, Marilena, Mylena e Mylene.

Milena na Bíblia

O título Milena faz alusão ao nome bíblico Maria, uma das denominações mais célebres do Novo Testamento da Palavra Sagrada por designar aquela que gerou Jesus Cristo depois de receber o Espírito Santo do Pai Eterno (Mt 1:18). Além dela, outras seis mulheres são assim nomeadas.