Madalena

Uma Fé forte se consolida com muita lealdade e perserverança.

Significado do nome Madalena

Madalena significa literalmente ‘natural de Magdala‘. Suas outras interpretações possíveis são ‘magnífica‘, ‘aquela que vive na Torre de Deus‘ ou ‘a de belos cabelos‘. Este nome exalta a força feminina, ressaltando as qualidades que são próprias das mulheres bem como a capacidade que possuem para liderar e exercer a fé.

Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: ‘Eu vi o Senhor!’ E contou o que ele lhe dissera.

Jo 20:18

Origem do nome Madalena

Deriva do grego Magdalene, cuja raiz está associada à aldeia de Magdala. A forma Madalena, original da língua portuguesa, é responsável por gerar a variante Magali e o diminutivo Magda, também presente em outros idiomas como o alemão, o holandês e o polonês.

Sua variação mais distinta é Maialen, proveniente do idioma basco.

Madalena na Bíblia

Esta personagem, também conhecida como Maria de Magdala, foi uma das principais discípulas de Jesus, sendo que alguns intérpretes bíblicos apontam-na como uma verdadeira apóstola pelo papel de liderença que exerce no episódio da crucificação. Embora isto não esteja explícito nas Escrituras, era descrita como uma ex-prostituta que foi “curada de espíritos malignos e doenças”, passando por uma regeneração moral que lhe capacitou para a atividade missionária (Lc 8:2), o que fez com que ela seguisse o Messias desde o início de seu ministério até o auge da ressureição, onde é sempre apontada como a primeira pessoa a presenciá-lo (Jo 20:14).

Madalena está diretamente mencionada em treze passagens da Bíblia, sendo a mulher com o maior número de citações em todo o Novo Testamento. Elas se dão entre os quatro Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.