Maria Eduarda

Aquele que se preocupa com seus bens não pode se esquecer da importância vital da Fé.

Significado do nome Maria Eduarda

Os significados mais comumente associados ao título Maria Eduarda são ‘senhora de bens‘ ou ‘soberana guardiã das riquezas‘, isto porque Maria traz a noção da ‘elevação‘ a partir de uma alma nobre que se pauta pela pureza e Eduarda abriga sentidos ligados a ‘proteção dos bens materiais‘, ressaltando a importância fundamental da honestidade e do cuidado diante das conquistas próprias. Sendo assim, este nome formula a necessidade de se valorizar as provisões concedidas pelo Senhor como uma maneira de tornar mais fértil a vida humana na Terra.

E Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.

Mt 1:16

Origem do nome Maria Eduarda

O nome Maria advém do grego Marias e também da forma egípcia Mirjam, já Eduarda é a versão feminina de Eduardo, proveniente do inglês arcaico Eadweard. Sua grafia no idioma espanhol é bastante semelhante à utilizada pelo português, onde Duda é comum enquanto diminutivo.

Variações distintas como Maja Edwards, María Edward e Marie Edouard são observadas em outras línguas. Por ser frequentemente empregado em nomes compostos, a exemplo de Maria Eduarda, Maria ainda apresenta formas alternativas como acontece com Maria Aparecida, Maria Lívia e Maria Rita.

Maria Eduarda na Bíblia

O título Maria Eduarda faz referência a importantes personagens bíblicas como a mãe de Jesus, que era esposa do carpinteiro José (Mt 1:16), além de também estabelecer uma relação com a discípula Maria Madalena (Mt 25:56) e com a mãe do apóstolo Tiago (Mc 15:40), ao passo que outra ligação pode ser feita a partir da irmã de Lázaro e Marta, moradores da Betânia (Lc 10:39). Todas estas mulheres estão presentes no Novo Testamento das Escrituras Sagradas.