Maria Rita

Aquele que deseja ser verdadeiro para com os outros precisa antes ser leal a si próprio.

Significado do nome Maria Rita

As interpretações mais tradicionais de Maria Rita apontam como plausíveis os significados ‘soberana da luz‘ e ‘sublime e pura como as pérolas‘, criando assim uma metáfora extremamente associada a valores morais dignos e bem formados. Esta compreensão se dá desta forma porque Maria abriga o sentido da ‘pureza‘ e da ‘elevação‘, enquanto Rita é literalmente lida como ‘pérola‘, destacando um brilho próprio que, além de raro, é de grande encantamento. Sendo assim, este nome está relacionado a um caráter bastante definido e íntegro.

Respondeu Maria: ‘Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra’. Então o anjo a deixou.

Lc 1:38

Origem do nome Maria Rita

Maria Rita é um título composto pelas denominações Maria, oriunda do hebraico Miriam, e Rita, etimologicamente derivada como um diminutivo de nomes provenientes do vocábulo grego Margarites.

As principais variantes alternativas deste nome para mulher na língua portuguesa são Maria Inês e Ana Rita.

Maria Rita na Bíblia

O título Maria Rita faz referência a um dos nomes femininos mais importantes do Novo Testamento e também das Escrituras Sagradas como um todo: Maria. Esta denominação acaba por designar sete mulheres bíblicas, sendo que dentre elas está a mãe de Jesus Cristo (Lc 1:38), além da irmã de Marta e Lázaro (Lc 10:39).