Maria

O verdadeiro amor é aquele que não precisa de provas ou explicações.

Significado do nome Maria

Maria significa ‘elevada‘, ‘amada‘, ‘pura‘ e ‘princesa‘. Ainda pode ser entendido como ‘sua rebelião‘, cuja aplicação indica uma pessoa forte e obstinada, mas também dócil, de alma limpa. A bondade aqui aparece como chave mestra de uma índole superior.

Então disse Maria: ´Minha alma engrandece ao Senhor´
Lc 1:46

Origem do nome Maria

Procedente do hebraico Miryam, que também originou Miriã,  Maria é um nome para mulheres que possui diversas influências em sua constituição etimológica, apresentando uma raiz que pode ter sido derivada também do árabe e do egípcio, além da forma grega Marias. Este título apresenta variações por justaposição e aglutinação como podemos ver em Mariana e Maristela, bem como formações compostas a exemplo de Maria Eduarda e Maria Clara.

Pode-se notar contrações para títulos masculinos como José Maria, em português, e Jean-Marrie, em francês.

Maria na Bíblia

Costumeiramente ligado à mãe de Jesus, é um título comum na Bíblia e, contando com a esposa de José, nomeia um total de sete personagens. Entre estas estão Maria Madalena (Mt 27: 56), a mãe de Tiago (Mc 15:40), a mãe de Marcos (At 12:12) e a irmã de Lázaro (Lc 10:39).

Maria de Nazaré, aquela que concebeu o Filho de Deus, é glorificada e devotada pela Anunciação, porque aceitou corajosamente um destino perigoso quando ainda era apenas noiva de José. A gravidez antes do casamento poderia ter resultado em consequências graves, como o apedrejamento em público e até mesmo a morte. Mesmo assim, a partir de sua fé, acabou se tornando a mulher mais importante nos Livros Sagrados: ” ‘Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a Tua palavra’ ” (Lc 1:38).

Maria é citada cinquenta e duas vezes nas Escrituras, todas no Novo Testamento, com maior incidência nos evangelhos de Marcos e João. É também o único nome feminino a ser mencionado no Alcorão.