Mariana

Levar uma vida voltada às atividades cristãs é ter a certeza de receber frequentes iluminações do Pai.

Significado do nome Mariana

Tradicionalmente este nome está vinculado aos significados ‘aquela que é pura e graciosa‘ e ‘a que obteve a graça através da pureza‘, indicando assim a relação íntima entre um caráter honesto e digno com a graça abençoada que Deus envia para aqueles que Nele confiam sob qualquer circunstância. Existem ainda outras possibilidades de interpretação de Mariana que remetem aos sentidos de ‘a mulher que se eleva‘ ou ‘a que é exaltada com a graça‘, reforçando assim a devoção ao Senhor como a melhor forma de viver.

Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? (…)
Mc 6:3

Origem do nome Mariana

Mariana é proveniente de um processo de aglutinação que ocorre entre os títulos Maria e Ana, sendo que ambos são etimologicamente derivados do hebraico antigo, a partir das raízes Miriam e Hannah, respectivamente. Outras vertentes ainda apontam a raiz latina Mars como uma de suas prováveis origens, pertencendo assim à mesma linhagem de Marina.

As variações mais comuns deste nome para mulher utilizadas na língua portuguesa são Marianna, Mariane e Marianne, que também está presente em outros idiomas como o francês, o alemão e o holandês.

Mariana na Bíblia

O título Mariana faz referência a dois nomes bíblicos de grande relevância tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, Maria e Ana, responsáveis por designar respectivamente, entre outras mulheres, aquela que deu a vida a Jesus Cristo (Mt 1:16) e uma profetisa anciã do templo de Jerusalém, que era filha de Fanuel (Lc 2:36).