Manuela

Quem buscar se juntar a Deus estará cada vez mais próximo da próspera alegria eterna.

Significado do nome Manuela

As traduções mais tradicionais de Manuela apontam sentidos como ‘Deus conosco‘ e ‘o Senhor está por perto‘ como sendo os mais plausíveis para interpretar este título, embora existam algumas outras opções menos literais que permitem uma leitura diferente, é o caso de ‘aquela que está junto do Pai‘ ou ainda ‘aquela que se aproxima do Todo-Poderoso‘, reforçando assim a necessidade de se manter ligado aos preceitos divinos como uma forma de vida, enobrecendo a alma e dignificando a existência por meio da Fé.

(…) Seus braços abertos se espalharão por toda a tua terra, ó Emanuel!

Is 8:8

Origem do nome Manuela

Manuela é proveniente do italiano Emanuele, registrado como feminino de Emanuel, por vez derivado do hebraico e cuja raiz etimológica é Immanu’El. Sua grafia portuguesa, além de se repetir na língua italiana, também ocorre em idiomas como o alemão, o romeno e o espanhol, onde surgiram os diminutivos Manuelita e Manola, ao passo que a versão alemã gerou Manu.

A variante mais comum deste nome para mulher no português é Manoela.

Manuela na Bíblia

O nome Manuela faz referência ao título bíblico Emanuel, umas das denominações utilizadas, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, para designar o Messias (Is 7:14).