Maria Aparecida

Diante das adversidades a Fé se fortalece reerguendo as esperanças.

Significado do nome Maria Aparecida

Este título pode ser compreendido a partir dos significados ‘aquela que traz a pureza‘ ou ainda ‘a que surge de maneira elevada‘, isto porque Maria abriga a noção de sublime e exaltada, ao passo que Aparecida possui um sentido literal, estritamente associado a a que apareceu, construindo assim uma interpretação que aponta para a virtude do caráter puro e dotado de princípios nobres que surge para auxiliar em situações problemáticas. Deste modo, Maria Aparecida remete à bondade que sobrevém e se coloca acima do mal e do pecado.

Mas o anjo lhe disse: ‘Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!’
Lc 1:30

Origem do nome Maria Aparecida

Maria Aparecida é uma composição proveniente de uma soma ocorrida entre os títulos Maria, que é derivado da forma hebraica primitiva Miryam, e Aparecida, cuja raiz etimológica está associada ao verbo “aparecer” do idioma português.

Maria Aparecida na Bíblia

O nome Maria Aparecida faz alusão ao título bíblico Maria, a denominação feminina que mais aparece no Novo Testamento das Escrituras Sagradas, sendo que sete mulheres são assim chamadas, inclusive a mãe de Jesus Cristo (Mt 1:16). Outras personagens célebres designadas desta forma são a irmã de Marta e Lázaro (Lc 10:39) e Maria Madalena (Mt 25:26).