Marta

A família é a estrutura primária para que a Fé resista diante de qualquer problema.

Significado do nome Marta

Marta está identificada como o significado ‘senhora‘ ou ‘dona da casa‘, mas outras acepções como ‘patroa‘ ou ainda ‘protetora‘ também são associadas a este nome que remete a uma liderança familiar respeitosa e firme, componentes necessários para se manter uma estrutura a partir de onde a dignidade e o caráter poderão ser erigidos naturalmente.

Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.
Lc 10:38

Origem do nome Marta

Marta se originou a partir do grego Marthas ou Martha, forma também presente no inglês e que é utilizada pela maioria dos idiomas que abrangem este título, entre eles o sueco, alemão, latim e também o norueguês. A variação portuguesa deste nome feminino ocorre em uma outra grande série de línguas: italiana, catalã, espanhola, tcheca e romena.

A variante francesa Marthe e a russa Marfa são as que mais se dinstiguem do restante de ocorrências.

Marta na Bíblia

Foi relatada como uma mulher cuidadosa e prática que vivia em Betânia e era irmã de Lázaro e Maria (Lc 10:38). O episódio mais notável envolvendo-a é quando Jesus visita a sua casa e ela reclama do comportamento de sua irmã que não estava ajudando nas tarefas domésticas por estar distraída com as palavras de Cristo (Lc 10:40). O Messias então corrige o pensamento de Marta dizendo-a que ela não deveria se preocupar em demasia com as responsabilidades terrenas, tendo em vista que o espírito e o reino de Deus são muito mais fundamentais do que estas atribuições rotineiras (Lc 10:41-42). Outra passagem onde recebe destaque é quando seu irmão falece e ela vai rapidamente se encontrar com o Senhor para avisar-lhe do ocorrido, Ele comenta sobre o milagre da ressureição que está por vir e salvará aquele homem da morte (Jo 11:20-24).

São treze as ocasiões onde este nome aparece citado diretamente nas Escrituras Sagradas. Elas predominantemente se localizam no Envagelho de João, volume que compõe o Novo Testamento.