Josefa

Aquele que crê fielmente no Deus verdadeiro não precisa ter medo do futuro.

Significado do nome Josefa

Este nome está tradicionalmente relacionado aos significados ‘aquela que aumenta‘ e ‘a que colabora‘, pois são ligados às traduções mais diretas e remetem a um aspecto bastante louvável que diz respeito à prestatividade e à capacidade de ser útil e ajudar ao próximo. Por um outro lado, levando em conta as interpretações mais abstratas do título Josefa, é possível apontar o sentido de ‘aquilo que Deus acrescentou‘ ou ainda ‘a que trouxe o acréscimo de Deus‘, indicando assim a característica de representar a fé enquanto modo de ação e representação no mundo.

O capitão da guarda os deixou aos cuidados de José (…)

Gn 40:4

Origem do nome Josefa

Josefa é uma das versões femininas do título José, sendo que ambas as formas são derivações etimológicas da raiz hebraica Youssef. Outros idiomas além do português apresentam esta denominação com outras grafias, é o caso de Giuseppa, no italiano, e Jody, proveniente do inglês.

A língua portuguesa conta com diversas variantes deste nome para mulher, dentre elas cabe destacar Josefina, Jozefa e Josiane, oriunda do francês.

Josefa na Bíblia

O nome Josefa está relacionado ao contexto bíblico por conta de sua relação com o título José, cuja relevância na Palavra Sagrada é muito considerável, afinal ele nomeia um total de quatorze homens distribuídos entre o Novo e o Velho Testamento, sendo que dentre eles está o marido de Maria, a responsável por dar a luz ao menino Jesus (Mt 1:16).