Joana

Somos portadores da graça porque Ele nos perdoou e permitiu que pudéssemos tentar de novo.

Significado do nome Joana

Joana significa ‘Deus é gracioso‘, ‘agraciada por Deus‘ ou ainda ‘graça de Deus‘. O nome abriga o sentido de tudo associado à misericórdia e ao perdão, dádivas marcantes do Todo Poderoso, relembrando a necessidade de estar alinhado com estes princípios para poder ser abençoado.

Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustentá-los com os seus bens.
Lc 8:3

Origem do nome Joana

Provém do hebraico Yochanah, que era um título dado a homens. A forma para mulheres como usamos hoje é derivada diretamente do grego Ioana. A primeira parte do nome, yoc, remete a “Deus”, enquanto hanah é “ser gracioso” ou “portar graça”.

Joana é a variante feminina de João e sua raíz também está relacionada à versão italiana Giovanna assim como  Xoana, no galego. Outras variações comumente observadas são Yana, Ivana e apenas Jana.

Joana na Bíblia

Jesus rompeu com a tradição judaica ao aceitar mulheres como discípulas. Joana foi uma destas seguidoras, após ser curada pelo Cristo. Supõe-se que foi uma mulher de bens e posses, já que era esposa de Cuza, administrador da casa de Herodes (Lc 8:3). Ela auxiliava os apóstolos e o Filho de Deus, assim como Maria Madalena e Susana, a conseguirem provisões como roupas e comidas. Ela esteve presente no ato da crucificação e no sepultamento, aparecendo também quando se junta com as mulheres que foram ungir o corpo Dele no túmulo, mas acabam por encontrar o recinto vazio (Lc 24:10).

Seu nome aparace citado no Livro Sagrado duas vezes ao todo. Estas passagens se dão ambas no Evangelho de Lucas, parte do Novo Testamento.