João Gabriel

Deus dá força aos seus filhos para que eles possam manter acesa a chama da Fé.

Significado do nome João Gabriel

Os significados mais comumente ligados a este título são ‘fortaleza de Deus cheia de graça‘ e ‘homem do Senhor que conhece a misericórdia‘, apontando para a fé no Todo-Poderoso como uma dádiva capaz de formar a honra nos homens, tornando-os mais fortes e determinados. Há ainda uma referência ao dom do perdão, que está presente tanto no Pai Eterno quanto nos seus filhos e seguidores mais fieis. Importante notar que tais interpretações de João Gabriel decorrem das acepções dos nomes João – ‘Ele tem a graça‘ – e Gabriel, frequentemente traduzido como ‘homem de Deus‘.

(…) Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão (…) Jesus os chamou.

Mt 4:21

No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel (…)

Lc 1:26

Origem do nome João Gabriel

João Gabriel é uma formação composta pela união ocorrida entre os títulos João, proveniente da raiz hebraica Yehochanan, e Gabriel, cuja derivação etimológica também advém do hebraico, a partir da forma primitiva Gabiry´el.

As versões alternativas mais habituais deste nome para homem utilizadas pela língua portuguesa são Felipe Gabriel, Lucas Gabriel e Pedro Gabriel.

João Gabriel na Bíblia

O nome João Gabriel está intimamente relacionado com a Palavra Sagrada por ser composto de dois títulos bíblicos muito importantes: João e Gabriel.

Oito personagens ao todo são designados por uma destas denominações, sendo que alguns deles estão localizados no Novo e outros no Antigo Testamento.