Jonas

A calma é o primeiro passo para ser aceito por Deus.

Significado do nome Jonas

Jonas tradicionalmente significa ‘pomba‘, mas algumas outras acepções aceitas são ‘pacífico‘ e ‘meigo‘. Este nome está associado a um exemplo de comportamento fundamental para trilhar o caminho dos justos e, ao remeter à paz, ele se relaciona imediatamente à bondade.

O Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites.
Jn 1:17

Origem do nome Jonas

Jonas é proveniente do hebraico Yonah. Este nome tradicionalmente usado para homens possui na própria língua hebraica a variação feminina Yonina ou Yonit. Nas línguas antigas, grego e latim, a grafia era exatamente a mesma: Ionas. Em alguns idiomas, seu uso acontece sem o -s no fim, como no Joona do finlandês.

Sua forma mais destoante das outras é a turca: Yunus, cuja decorrência é a partir do idioma árabe.

Jonas na Bíblia

O filho de Amitai foi um profeta da tribo de Zebulom, responsável por profetizar a restauração do território de Israel, o Reino do Norte. Sua personalidade era relatada como sendo relutante, pois se recusou a ir quando foi chamado pelo Senhor a pregar o arrependimento na cidade de Nínive, capital da Assíria, um lugar tido como pecaminoso em demasia. O motivo de sua refutação foi a crença de que nada adiantaria ser feito perante aquele povo desordeiro, e então ele fugiu para Társis, embarcando em um navio. Deus, irado com ele, lançou uma tempestade sobre o mar e os homens da embarcação acreditaram ser mau agouro de alguém presente. Para resolver a situação, lançaram as sortes para saber quem era, e elas recaíram sobre Jonas. Ele então foi lançado à água e foi engolido por um peixe, onde ficou três dias e três noites (Jn 1:10-17). Após pedir perdão ao Pai, ele foi vomitado para a terra firme e enfim foi à Nínive (Jn 2:1-10). Outro personagem que recebe este título é pai de Pedro (Mt:16-17).

Este nome é diretamente mencionado em vinte e seis ocasiões. A maior parte delas se dá no Velho Testamento, principalmente no livro homônimo.