Jeremias

O Senhor fortalece aqueles que nele perseveram mesmo diante das adversidades.

Significado do nome Jeremias

Jeremias significa ‘exaltado por Deus‘ ou ‘aquele que o Pai elevou‘, admitindo algumas outras interpretações como ‘o Senhor é enaltecido‘ e ainda ‘elevado‘. Trata-se de um nome de significado nobre por homenagear Aquele que provê a dádiva e as bençãos.

Disse então Jeremias a todos os líderes e a todo o povo: ‘O Senhor enviou-me para profetizar contra este templo e contra esta cidade tudo o que vocês ouviram.’
Jr 26:12

Origem do nome Jeremias

Advém do hebraico Yirmeyahu, cuja tradução para outras línguas antigas como grego e latim, respectivamente Ieremias e Hieremias, aproximou o nome da forma portuguesa modernamente utilizada. A versão do título no idioma inglês – Jeremiah – obteve a variação Jeremy.

Curiosamente, na língua finlandesa, Jeremias possui duas ocorrências, uma igual a do português e outra que se distingue: Jorma.

Jeremias na Bíblia

É um dos grandes profetas presentes nas Escrituras Sagradas, profetizando grande parte de sua vida no território de Judá, desde a época do rei Josias até a tomada que os babilônios fizeram do território. Era um homem muito sensível, inteligente e perceptivo e, embora seu orgulho fosse relatado como excessivo, ele soube controlar bem essa pulsão sem nunca deixar que isto interferisse no seu comportamento honesto e direito. Seu tema profético consistia em ressaltar a confiança em Deus e não necessariamente no templo, fato que gerou atritos com os sacerdotes (Jr 18:18). A ele se atribui a autoria do livro de Jeremias.

Além do profeta, outros nove personagens são assim nomeados na Bíblia: um dos homens poderosos de Davi e outros dois que a ele se uniram em Ziclague (1Cr 12:4-13), o manassita (1Cr 5:24), o pai de Hamutal (2Rs 23:31), o pai de Jaasanias (Jr 35:3), o líder de uma família sacerdotal em Jerusalém (Ne 12:1), um sacerdote que assinou a aliança de Esdras (Ne 10:2) e o príncipe de Judá (Ne 12:34).

Este nome é citado em mais de cento e trinta ocasiões entre o Velho e o Novo Testamento, localizando-se predominantemente no livro homônimo.