Joabe

Aquele que exerce liderança deve se preparar bem para auxiliar seus companheiros.

Significado do nome Joabe

Joabe significa ‘Deus é pai‘ literalmente, embora assuma algumas outras possíveis traduções como ‘paternal‘, ‘aquele que é voluntarioso‘ ou ainda ‘paternidade‘, valorizando assim a importância da família. Nota-se que este nome também se relaciona com as implicações em torno da responsabilidade sempre vinculadas à atividade paterna, destacando o quão é fundamental a presença do amor e da justiça nas ações daquele que chefia um lar.

Joabe comandava todo o exército de Israel (…)

2Sm 20:23

Origem do nome Joabe

Joabe é proveniente do hebraico Yo´ab ou Yoav, que posteriormente passou a ser grafado como Ioab em outros idiomas da antiguidade como o grego e também o latim.

Este nome para homens possui a variação Joab presente na língua inglesa além da variante Joabi inserida no próprio português.

Joabe na Bíblia

Era o filho de Zeruia e foi um dos mais importantes e influentes homens no reinado de Davi, irmão de sua mãe (1Sm 26:6). Pela sua sabedoria em dar conselhos e as inquestionáveis habilidades como guerreiro, ocupava uma posição de comando muito próxima ao rei, funcionando como um leal comandante. Uma das primeiras menções feita a ele ilustra o duelo entre seu tio e Saul, que tinha em Abner seu homem de confiaça e também um líder para as batalhas, exercendo um cargo similar ao ocupado por Joabe, fato que culminou no falecimento de seu irmão Asael (2Sm 2:23). Posteriormente ele arquiteta um plano para vingar esta morte (2Sm 3:22).

Há ainda outros dois homens que recebem este mesmo título nas Escrituras, são eles: o filho do judaíta Seraia (1Cr 4:14) e um ancestral de uma família de judeus que retornou do exílio babilônio (Ed 8:9).

Sendo assim, cabe notar que o nome deles aparece citado mais de cento e vinte vezes no Velho Testamento da Bíblia Sagrada, com majoritária recorrência no primeiro livro do profeta Samuel.