Jessé

A oração é a melhor maneira de receber conselhos do Senhor.

Significado do nome Jessé

Jessé significa primeiramente ‘eu possuo‘ ou ‘eu tenho‘, mas também pode apresentar as interpretações ‘Deus existe‘ e ‘estou com o Senhor‘. Este nome remete a uma relação íntima com o Todo-Poderoso em associação a uma vida próspera, formando uma analogia que permite concluir que trilhar o caminho da fé é a melhor opção tanto no quesito espiritual quanto no material.

Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo.
Is 11:1

Origem do nome Jessé

Derivado do hebraico Yishay, cuja transliteração para a língua inglesa originou a forma Jesse, também presente no holandês e no português, como uma maneira distinta de grafar Jessé.

Na língua inglesa existem outras duas formas já registradas de utilizar este nome para homens, são elas: Jessie e o diminutivo Jess.

Jessé na Bíblia

Foi neto de Rute e Boaz e, além de ser um próspero pastor de ovelhas, também dono de terras, teve duas filhas e oito filhos. Conforme o reino de Saul foi decaíndo e gerando o desapontamento do Senhor, Ele ordenou ao profeta Samuel que fosse buscar um substituto para o trono. O Pai Eterno fez com que o seu designado para a tarefa de encontrar um sucessor acabasse por cruzar o mesmo caminho que Jessé, convidando-o para um sacrifício que envolvia seus descendentes, afim de ver e analisar se os jovens eram possíveis candidatos para o posto e então encontra o caçula Davi (1Sm 16:3).

Seu nome está mencionado em mais de quarenta passagens do Novo e do Antigo Testamento das Escrituras Sagradas. Nota-se que elas estão localizadas com predominantemente no primeiro livro de Samuel.