Jacó

A misericórdia só é obtida por aqueles que praticaram o bem.

Significado do nome Jacó

Jacó significa ‘preso à raíz‘ ou ‘aquele que pega pelo calcanhar‘. Outras acepções aceitas são ‘suplantador‘ e ‘aquele que dá sustentação‘. Este nome está associado à necessidade de uma base sólida para se desenvolver a Fé.

Quando Jacó acordou do sono, disse: ‘Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas eu não sabia!’

Gn 28:16

Origem do nome Jacó

Jacó é derivado do hebraico Ya´aqob. É a raíz de vários nomes muito populares na língua portuguesa, a exemplo de Iago, variante responsável por originar outros diversos títulos. Sua forma mais comum é Jakob, grafia presente no alemão, no norueguês e também no idioma esloveno, enquanto o inglês apresenta a versão Jacob.

Existem variações deste nome masculino para mulheres como, por exemplo, Jaqueline, vindo do francês.

Jacó na Bíblia

Filho de Isaque e Rebeca, que não podiam ter filhos devido à idade avançada de ambos. Foi uma verdadeira benção divina que o Senhor enviou ao casal junto de seu irmão gêmeo Esaú (Gn 25:26). Sua mãe teve uma gravidez conturbada e sentia uma briga ocorrendo dentro de sua barriga. Pedindo ajuda a Deus, Ele esclareceu a situação: “ ´Duas nações estão em seu ventre, já desde as suas entranhas dois povos se separarão; um deles será mais forte que o outro, mas o mais velho servirá ao mais novo´” (Gn 25:23). Uma de suas histórias mais famosas é quando trabalha por sete anos para Labão pela promessa de se casar com sua filha caçula Raquel. Jacó é enganado pelo homem, que lhe cede a mão de Lia, irmã mais velha da prometida. Ele trabalha então por mais sete anos para se casar com a pretendente inicial, de quem realmente gostava. Teve doze filhos que deram origem às doze tribos de Israel, sendo considerado um dos grandes pais do judaísmo. Há outro homem que recebe este nome na Bíblia, trata-se do pai de José, marido de Maria, a mãe de Jesus (Mt 1:15).

O título que designa ambos está mencionado em mais de trezentos e cinquenta passagens bíblicas. A maioria delas está localizada no livro Gênesis, componente do Antigo Testamento.