João Carlos

Agir de forma justa e correta é o mesmo que seguir à risca os ensinamentos preciosos de Jesus Cristo.

Significado do nome João Carlos

Este título é frequentemente ligado aos sentidos de ‘guerreiro cheio de graça‘ e ‘aquele que se porta de maneira graciosa‘, trazendo à tona uma interpretação que remete a um comportamento relacionado à benção enviada pelo Senhor como uma forma de se portar diante do mundo, espalhando e compartilhando desta generosidade. Isto se dá porque João abriga a noção de ‘abençoado‘, ao passo que Carlos alude aos significados ‘homem livre ou ainda ‘combatente‘. Desta forma, o nome João Carlos faz referência às atitudes que buscam se espelhar na perfeição de Deus.

Porque João veio para lhes mostrar o caminho da justiça (…)

Mt 21:32

Origem do nome João Carlos

João Carlos é uma composição formada a partir da união ocorrida entre os títulos João, advindo do hebraico Yehochanan, e Carlos, cuja origem etimológica está presente na raiz germânica Karl.

Algumas das principais variações deste nome para homens em outros idiomas são Gian Carlo no italiano, John Carl no inglês, Johann Karl no alemão e Jean Charles no francês,  ao passo que as alternativas mais comumente utilizadas na língua portuguesa são José Carlos, Carlos Augusto e João Victor.

João Carlos na Bíblia

A referência bíblica trazida pelo título João Carlos diz respeito a um nome bastante influente no Novo Testamento – João – responsável por designar um total de sete personagens. Dentre eles cabe destacar um dos doze apóstolos de Jesus Cristo (At 12:12) e o profeta (Mt 3:1).