Jefté

A Fé abre o caminho para que os homens tenham apenas mudanças positivas.

Significado do nome Jefté

Jefté significa ‘Deus abre‘ ou ‘Deus livra‘ a princípio, mas também admite algumas outras traduções que sugerem ‘o Senhor proporciona‘ ou ‘o Pai perdoa‘ enquanto acepções possíveis. Trata-se de um nome cujas interpretações giram em torno da capacidade que Ele tem de abrir possibilidades aos homens, tanto em questões materiais objetivas, quanto no caminho espiritual da fé. Há ainda a referência ao grandioso amor divino demonstrado pelo perdão.

Então Jefté foi combater os amonitas, e o Senhor os entregou nas suas mãos.
Jz 11:32

Origem do nome Jefté

O título Jefté, presente no português, se originou a partir da forma hebraica Yiftach, cuja a versão nos idiomas da antiguidade – grego e latim – é Iepthae.

A variante deste nome para homens na língua inglesa é Jephthah, apresentando também a variação arcaica Jeptha.

Jefté na Bíblia

Jefté foi um juiz de Gileade cuja mãe era prostituta e os irmãos o expulsaram de casa. A partir disso, viu sua juventude entregue a perambulações pelo campo na companhia de um bando de jovens descritos como vadios sobrevivendo à custa de roubos e outros crimes variados (Jz 11:3). Ele foi eleito pelo seu povo para que lideresse os exércitos na batalha contra os amonitas e fez uma promessa a Deus que, se voltasse vitorioso da guerra, sacrificaria a primeira coisa que passasse pela porta de sua casa (Jz 11:30-31), acreditando que seria algum de seus animais a faze-lo, mas ao contrário do que ele imaginou foi sua filha Ada que correu em sua direção quando retornou vencedor. Apesar da dificuldade que a situação implicava, ele realizou o sacrifício e a menina consentiu porque sabia da importância que havia em cumprir um juramento feito a Deus (Jz 11:34-39).

Seu nome é mencionado em vinte e cinco passagens das Escrituras Sagradas que estão distibuídas entre Novo e Antigo Testamento. A principal recorrência se dá no livro dos Juízes.