Deus livra o homem de seus piores males e concede-lhe a oportunidade de se tornar muito melhor.
Significado do nome Rafael
Os significados mais comumente atribuídos a este título são ‘Deus traz a cura‘ e ‘cura enviada pelo Senhor‘, que acabam por formular noções de um sentido mais literal a respeito do nome, embora existam outras interpretações menos diretas como ‘o Pai é a cura‘ ou ainda ‘só Ele purifica‘, ressaltando a correspondência entre a fé e a recuperação da alma por intermédio do arrependimento e do apego ao divino. Rafael faz alusão à capacidade que só o Todo-Poderoso possui de livrar o ser humano de seus males e pecados.
Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor.
Origem do nome Rafael
Rafael provém da versão hebraica original Refa´el, cuja formação é resultado da soma entre os vocábulo refa, que pode ser compreendido como ‘curado’, e El, literalmente traduzido por ‘Deus’. Raphael, a variante deste título nos idiomas antigos – grego e latim – está presente em línguas modernas como a inglesa, a alemã e a portuguesa, onde aparece enquanto alternativa à grafia tradicional.
Este nome masculino também dispões de variações para mulher, é o caso de Rafaela, Raffaela, Raphaela e Rafaele, advindas do francês e do italiano.
Rafael na Bíblia
Rafael é um dos três arcanjos nomeados pelo Senhor, assim como Miguel e Gabriel. Ele é enviado dos céus para curar os males de Tobit e Sara, que haviam feito preces a Deus implorando por seu auxílio (Tb 3:25). Sua passagem bíblica mais célebre é quando ele prende um ser maligno no deserto do Alto Egito, derrotando-o (Tb 8:3). Há ainda outro personagem que recebe este mesmo título nas Escrituras: trata-se de um dos quatro filhos de Semaías (1Cr 26:7).
São sete as menções feitas a este nome na Bíblia Sagrada, sendo que apenas uma delas está localizada no primeiro volume de Crônicas, enquanto todas as restantes ocorrem no livro de Tobias, pertencente ao conjunto de livros Apócrifos (Deuterocanônico).