Barnabé

As palavras de Louvor são levadas por aqueles que têm coragem e bondade no coração.

Significado do nome Barnabé

Os significados mais aplicados a Barnabé são o ‘filho do profeta‘ e ‘filho da inspiração‘, embora hajam outras interpretações recorrentes como ‘aquele que representa‘ ou ainda ‘encorajador‘. Trata-se de um nome cujas interpretações remetem à uma força espiritual bem estruturada, que não perece com o tempo ou diante das adversidades, indicando uma forte afinidade com serviço ministerial e a provável facilidade em levar a palavra adiante.

Despedida a congregação, muitos dos judeus e estrangeiros piedosos convertidos ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Estes conversavam com eles, recomendando-lhes que continuassem na graça de Deus.

At 13:43

Origem do nome Barnabé

Barnabé é originário do aramaico Bar-Nabba’, cuja composição é fruto da soma entre os vocábulos bar, traduzível literalmente por “filho”, e Nabiy, que também pode ser compreendido como “profeta”. Posteriormente, o latim e o grego admitiram a forma Barnabas, que ocorre também em outras línguas como a inglesa e a alemã; enquanto o húngaro utiliza Barnabás, versão bastante semelhante.

A variante deste nome para homens que mais se distingue da registrada no idioma português é Varnava, presente no russo.

Barnabé na Bíblia

Era um levita natural do Chipre também conhecido como José Barnabé. Acredita-se que, além de extremamente sábio e culto, era um homem de muitas posses, pois entregou à igreja o montante obtido com a venda de um pedaço de terra (At 4:36-37). Foi um grande missionário e levou adiante com muito afinco o trabalho de pregação ao lado de Paulo, com quem, entre tantas viagens, foi para a Antioquia disseminar a palavra divina (At 13:1). Uma das andanças que ficou particularmente conhecida foi quando ambos foram à Listra, onde o povo local os confundiu com Zeus e Hermes, duas divindades gregas; no entanto passaram a ser apedrejados logo após terem descoberto que na verdade eram cristãos (At 14:11-20). Ele também era primo do evangelista João Marcos.

Barnabé aparece mencionado diretamente em trinta e quatro passagens do Novo Testamento das Escrituras Sagradas, ocorrendo majoritariamente no livro dos Atos dos Apóstolos.