Bartolomeu

O nascimento é uma benção dada pelo Senhor para renovar as esperanças da humanidade.

Significado do nome Bartolomeu

Tradicionalmente o significado de Bartolomeu é ‘filho‘ ou ‘filho de Talmay‘, mas também cabe notar que algumas traduções apontam ‘menino‘ e ‘aquele que suspende as águas‘ como maneiras plausíveis de compreendê-lo. As interpretações em torno deste nome passam pelo valor da família, delimitando especificamente a benção de poder dar este dom a uma nova vida que passará a fazer parte da união familiar, aumentando-a e trazendo muita alegria para o lar.

Quando chegaram, subiram ao aposento onde estavam hospedados. Achavam-se presentes Pedro, João, Tiago e André; Filipe, Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago.

At 1:13

Origem do nome Bartolomeu

Provém do correspondente aramaico Bar-Talmay, que gerou posteriormente as formas antigas Bartholomaios e Bartholomeus, advindas do grego e do latim, respectivamente. A variante Bartolomeu do português também aparece registrada do idioma galego.

Curiosamente, a variação inglesa Bartholomew admite diversos diminutivos como Bart ou Tolly. Este nome para homens também apresenta a forma feminina Jerneja no idioma esloveno.

Bartolomeu na Bíblia

Bartolomeu foi um dos doze apóstolos que seguiu Jesus (At 1:13). As Escrituras pouco contam sobre ele e durante muito tempo se acreditou que fosse a mesma pessoa que Natanael, entretanto os estudiosos modernos trataram de esclarecer a questão dizendo que são dois homens diferentes.

Quatro citações da Bíblia Sagrada se referem diretamente ao seu nome e elas estão distribuídas pelo Novo Testamento – aparecendo em três Evangelhos: Lucas, Marcos e Mateus – e no livro dos Atos.