Benjamim

Tomar as decisões pensando no próximo e não só em si mesmo é amar a Deus.

Significado do nome Benjamim

Benjamim significa ‘filho da mão direita‘. Pode-se compreender também como sendo o ‘filho da força‘ ou ‘filho da felicidade‘, cuja interpretação remete a valores morais corretos, além de acuidade para tomar decisões justas que demandam muita sabedoria e coragem.

A tribo de Benjamim virá em seguida. O líder de Benjamim será Abidã, filho de Gideoni.

Nm 2:22

Origem do nome Benjamim

O nome Benjamim é uma derivação do hebraico Bineyamiyn, onde acontece a união dos termos ben, que é “filho”, e yamiyn, cuja tradução é “mão direita”. Na língua portuguesa a grafia deste nome masculino pode ser vista com um -n ao fim, assim como no inglês, no alemão e no francês, sendo comum o uso de Ben enquanto diminutivo.

Sua forma mais distoante é Veniamin, presente no idioma russo. Benjamine é sua variante feminina, presente apenas na França.

Benjamim na Bíblia

Pode-se notar que existem quatro personagens que recebem este título ao decorrer das Escrituras Sagradas. São eles: o bisneto de Jacó (1Cr 7:10), um dos israelitas convocados a se divorciar da esposa no tempo de Esdras (Ed 10:32), o homem que ajudou Neemias a reconstruir o templo (Ne 3:23) e o décimo segundo filho de Jacó, o segundo com Raquel, que se chamaria Benoni, mas seu pai lhe renomeou (Gn 35:18). Este último era irmão de José, responsável por mandar colocar uma taça de prata em sua bagagem e acusa-lo de roubo, para faze-lo de escravo posteriormente (Gn 44:2). Mais a frente, Benjamim irá reger e denominar uma das dozes tribos que era leal à linhagem de Davi. Era a menor delas e estava localizada ao sul. Junto com a tribo de Judá, foi responsável por gerar o judaísmo.

Seu nome está citado em mais de cento e vinte passagens. Apenas quatro delas estão no Novo Testamento, enquanto o restante aparece no Antigo, com maior incidência nos livros de Gênesis e nos dois volumes de Crônicas.