Caim

A gana de crescer e ser melhor, assim como a Fé, alimenta a chama da vida.

Significado do nome Caim

Caim está associado à tradução ‘lança‘, mas também pode ser interpretado a partir de significados distintos, cuja natureza é mais abstrata, como ‘possessão‘ ou ainda ‘algo alcançado‘. Desta forma, pode-se compreende-lo como uma referência direta à determinação que sustenta à vida, pois a sede de vitória é um elemento fundamental para motivar os homens a serem pessoas melhores, desde que o façam com honra e lealdade.

Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

Gn 4:3

Origem do nome Caim

O nome Caim é uma derivação oriunda da forma hebraica Qayin, que posteriormente gerou as variações Kayin, dentro do próprio idioma hebraico, e Kain, no grego. Além disto, este nome para homem conta com a versão inglesa Cain.

Caim na Bíblia

O homem assim denominado foi um lavrador que era o filho primogênito do primeiro casal do mundo, Adão e Eva, sendo assim o terceiro ser humano que povoou a Terra (Gn 4:1). O episódio bíblico mais famoso envolvendo Caim é quando ele assassina o caçula Abel, pois ambos fazem um sacrifício para o Senhor, frutos e carnes, respectivamente, mas Deus rejeita a oferta do mais velho e aceita a outra (Gn 4:3-4). A Palavra não especifica os motivos desta atitude tomada pelo Pai Eterno, mas o estudiosos acreditam que talvez fosse porque os sacrifícios do primeiro não representavam aquilo que ele podia dar de melhor, ao contrário do que fez seu irmão. Sua punição foi ser afastado da família e vagar ao relento com uma marca no corpo para identificar seu afastamento do Senhor (Gn 4:15-16). Ele ainda teve um filho chamado Enoque (Gn 4:17); além de também nomear um cidade (Js 15:57).

Seu nome é mencionado nas Escrituras Sagrada em vinte e uma passagens que se distribuem entre o Novo e o Antigo Testamento. A maior incidência de citações está localizada no livro de Gênesis.