Crispo

Algumas mudanças são mais que necessárias para poder melhorar enquanto ser humano.

Significado do nome Crispo

Crispo tradicionalmente significa ‘aquele de cabelos enrolados‘ e ‘crespo‘, mas também admite outras traduções como ‘frisado‘ ou ainda ‘anelado‘. Trata-se de um nome cuja interpretação é mais metafórica do que literal, pois deve se levar em conta a significação que há em aceitar a chegada de boas novidades, além da coragem necessária para recebê-las enquanto possíveis mudanças.

Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor, ele e toda a sua casa; e dos coríntios que o ouviam, muitos criam e eram batizados.

At 18:8

Origem do nome Crispo

Crispo advém da forma grega Krispos e da latina Crispus, cuja raiz está estritamente associada ao vocábulo homônimo que pode ser compreendido como “crespo”.

Este nome masculino admitiu posteriormente a variante Crispim na língua portuguesa, relacionada ao Crispin do idioma inglês.

Crispo na Bíblia

Foi um importante judeu que chefiou a sinagoga em Corinto. Paulo pregou em sua igreja e foi veementemente amaldiçoado pelos fiéis, ao passo que ele creu em sua pregação e aceitou a Jesus como verdadeiro Messias (At 18:8), tendo sido ele e toda sua casa pessoalmente batizados pelo missionário (1Co 1:14). Quando as pessoas da cidade começaram a se dividir em suas crenças, formando grupos distintos com diferentes conceitos de religião, o apóstolo se dirigiu a eles lamentando que estivessem respeitando mais os homens que lideravam as congregações do que o próprio Senhor. Este fato fez com que ele se arrependesse de ter dado o batismo àquele povo, com exceção apenas a Crispo e Gaio, que se mantiveram fiéis ao verdadeiro Todo-Poderoso e não se deixaram levar pelas divisões posteriores à difusão do cristianismo (1Co 1:14-15).

Seu nome é citado em duas passagens do Novo Testamento das Escrituras Sagradas, sendo que uma delas ocorre no livro dos Atos dos Apóstolos e a outra na primeira epístola aos Coríntios.