Cornélio

A Fé deve se manter firme diante de qualquer desafio e impor a crença perante o mal.

Significado do nome Cornélio

Cornélio significa literalmente ‘chifre‘ e ‘córneos‘, embora estas interpretações também possam ser compreendidas como ‘duradouro‘ ou ainda ‘estável‘. Trata-se de um nome que diz respeito à resistência que a fé tem de manter perante as adversidades, permanecendo rígida e firme apesar dos pecados inevitavelmente cometidos pela alma humana. A ideia de algo que tem durabilidade reforça esta noção.

Os homens responderam: ‘Viemos da parte do centurião Cornélio. Ele é um homem justo e temente a Deus, respeitado por todo o povo judeu. Um santo anjo lhe disse que o chamasse à sua casa, para que ele ouça o que você tem para dizer’
At 10:22

Origem do nome Cornélio

Cornélio é uma derivação advinda da forma latina Cornelius, cuja raiz está associada ao vocábulo cornu, traduzível por “chifre”; esta variante também está presente na língua inglesa, na holandesa e na alemã. Cornelio, de grafia semelhante à portuguesa, é adotada no italiano e no espanhol.

Este nome para homens também apresenta versões femininas em diversos idiomas; como Cornélia, no português, Cornélie, do francês, e Cornelia, admitido tanto no inglês quanto no alemão.

Cornélio na Bíblia

Foi um centurião romano baseado na Cesaréia, capital romana da Palestina (At 10:1). Alguns estudiosos indicam que ele provavelmente foi o primeiro gentio a se tornar cristão. Os indícios apontam que sua procedência religiosa já estava calcada na criação familiar que recebera enquanto jovem (At 10:2). Uma de suas passagens mais marcantes é quando Deus lhe diz, em uma visão, para enviar mensageiros a Pedro. Quando o apóstolo viu os homens enviados por Cornélio recebeu uma mensagem do Senhor orientando-o metaforicamente para aceitar aqueles que tinham se convertido ao cristianismo, pois eles também haviam se purificado (At 10:15). Posteriormente o guarda é batizado (At 10:48).

Seu nome é mencionado em dez passagens do Novo Testamento das Escrituras Sagradas, sendo que todas elas estão localizadas no livro do Atos dos Apóstolos.