Clemente

Acreditar de maneira plena no Senhor é o mesmo que estar em paz.

Significado do nome Clemente

Clemente tradicionalmente significa ‘benigno‘ e ‘brando‘, mas também admite outras acepções como ‘calmo‘ ou ainda ‘benevolente‘, evocando assim sentidos estritamente relacionados a um comportamento mais que exemplar. A interpretação corriqueiramente ligada a este nome relaciona-o a uma postura harmoniosa, onde a paz impera, como preceito básico de uma conduta que agrada a Deus. A própria noção de clemência está nele contida, como se as boas maneiras estivessem ligadas de maneira íntima à calma.

Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.
Fp 4:3

Origem do nome Clemente

Clemente advém da forma latina Clemens, que também aparece na língua alemã; ao passo que a variação utilizada pela portuguesa está presente tanto no idioma espanhol quanto no italiano. Outras versões que em muito se distinguem são Kliment e Kelemen, pertencentes ao russo e ao húngaro, respectivamente.

Este nome para homens também possue variantes femininas como, por exemplo, Clémence, do francês, e Clementina, usada no português.

Clemente na Bíblia

Vivia em Filipos, primeira comunidade cristã da Europa cuja fundação foi realizada com sua cooperação, e era também um grande companheiro de Paulo no trabalho ministerial, sendo o primeiro de muitos (Fp 4:3). Este homem foi descrito sempre como alguém muito justo e com um caráter excepcional, tanto que seu mestre se referia aos seus discípulos sempre colocando Clemente em primeiro lugar antes de falar aos “demais colaboradores”.

Apesar de sua importância inquestionável, seu nome é citado na Bíblia Sagrada em apenas uma passagem que ocorre na epístola aos Filipenses, parte integrante do Novo Testamento.