O caminho da verdadeira glória é construido pela Fé e não pelas posses.
Significado do nome César
César tradicionalmente significa ‘imperador‘, mas também viabiliza outras acepções diversas como ‘cabeludo‘, ‘talhado‘ ou ‘rei‘, reforçando a força que o nome carrega além de sua referência ao poder e a liderença.
E ele lhes perguntou: ‘De quem é esta imagem e esta inscrição?’ ‘De César’, responderam eles. E ele lhes disse: ‘Então, dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus’.
Origem do nome César
Originado do latim Caesar, o nome César possui esta mesma grafia em diversos idiomas como o espanhol e o francês – onde há também a forma Césaire. No português, este título admite algumas formações compostas como Júlio César, César Augusto e Augusto César, além das variantes Cézar, Cesário ou Cezário.
Existem algumas variações femininas deste nome para homens, é o caso de Cesária, na língua portuguesa, e Cesarina, na italiana.
César na Bíblia
Embora muito se associe este nome apenas ao governante romano Júlio César, cabe lembrar que César era uma espécie de título usado pela família real Juliae, da qual Júlio pertencia. A função deste adendo era indicar que os seus portadores possuiam status de honra e poder elevados. Após um tempo, esta espécide de codinome passou a significar “Imperador de Roma”, sendo conferido aos homens que chegavam a tal posto, mesmo não sendo pertencentes do clã que originou o termo. Alguns outros imperadores tomam o rótulo para si, são eles: Augusto (Lc 2:1), Tibério (Mt 22:17), Cláudio (At 17:7) e Nero (At 25:8).
São mais de quarenta as passagens bíblicas que contêm este nome, todas elas pertencentes ao Novo Testamento. No livro dos Atos dos Apóstolos é onde se encontra o maior número de citações.