Um bom juízo é formulado apenas por aqueles que sabem se colocar no lugar de quem é julgado.

Significado do nome Dã

Tradicionalmente significa ‘juiz‘ e ‘aquele que julga‘, embora também permita outras traduções menos literais como ‘supervisor‘ ou ainda ‘líder‘, indicando interpretações relacionadas à esfera do comando, da liderança e da capacidade de se impor respeitosamente perante um grupo. Trata-se de um nome que faz referências diretas à importante habilidade de coordenar outras pessoas, além do poder de instruí-las corretamente como um bom conselheiro.

Deram à cidade anteriormente chamada Laís o nome de Dã, em homenagem a seu antepassado Dã, filho de Israel.
Jz 18:29

Origem do nome Dã

é originado a partir da forma hebraica Dan, cuja grafia se repete de maneira similar no idioma inglês. Ainda no hebraico este título originou versões femininas como Dana e Danya.

Na língua portuguesa, este nome frequentemente utilizado como masculino, também pode ser empregado para mulheres.

Dã na Bíblia

É o quinto filho de Jacó com Bila, escrava de sua esposa Raquel. A pedido da próprio mulher, que era estéril e não podia agraciá-lo com um filho, ele mantinha relações com a serva. Antes de falecer, o patriarca abençoou todos os seus descendentes e, ao proferir o discurso sobre , descreveu-o como uma víbora à espreita (Gn 49:17). Posteriormente, ele e todos seus irmãos originaram tribos que acabaram por configurar a divisão do território israelense. O grupo que levava seu nome era tido como violento, afinal atacou o território de Laís, tomando-o para si, além de ter dado frequentes indícios de ser corrompido pelo paganismo (Jz 18:30). Alguns membros permaneceram fiéis ao verdadeiro Deus e não cederam às falsas adorações de deuses pagãos, sendo assim, o clã permaneceu com divisões quanto a sua religiosidade. Um de seus membros notáveis foi o nobre e poderoso juiz Sansão.

Este título é diretamente citado nas Escrituras Sagradas em mais de cinquenta ocasiões no Antigo Testamento, com maior incidência no livro do Juízes.