Demétrio

A natureza em suas belas formas e cores representa a perfeição divina.

Significado do nome Demétrio

Demétrio tem em ‘Deméter‘ o seu principal significado, admitindo também outras acepções como ‘aquele que pertence à mãe Terra‘ ou ainda ‘filho da Terra‘. Trata-se de um nome que homenageia a natureza e suas importantes provisões.

Um ourives chamado Demétrio, que fazia miniaturas de prata do templo de Ártemis e que dava muito lucro aos artífices
At 19:24

Origem do nome Demétrio

Demétrio é proveniente do grego Demétrios, cuja origem está no vocábulo Deméter, gerando as variantes Demétrius, no latim, e Dimitros, na própria língua grega. Há ainda a variação Dimitri, advinda do russo, que aparece em outros idiomas como o português, sendo que sua grafia em muito se assemelha à utilizada no espanhol e no italiano.

Este nome para homens apresenta também algumas formas femininas de registro, como é o caso de Demetria, recorrente no inglês.

Demétrio na Bíblia

Era um ourives natural de Éfeso que vendia relicários religiosos por ele produzidos no templo de Ártemis (At 19:24), deusa da mitologia grega responsável pela caça e pela agricultura, além de patrona do município, fatos que lhe conferiam grande devoção por parte daqueles habitantes. Quando Paulo chegou ao local para realizar seu trabalho de pregação foi angariando mais seguidores conforme passava o tempo. Um dos pontos condenados pelo cristianismo por ele disseminado era o pecado da adoração pagã às falsas divindades. Esta mudança de perspectiva começou a diminuir as vendas de Demétrio que, preocupado com o rumo que as coisas tomariam dali em diante, reuniu os artesões locais e expôs o prejuízo que vinha sendo causado pelos apóstolos e suas crenças, trazendo com eles uma grande parte da população que ainda não tinha sido convertida e discordava das boas novas cristãs. A revolta iria ocorrer de forma violenta, mas o escrivão da cidade acalmou seu povo e os homens de negócios, convencendo-os a apresentarem as suas queixas nas cortes de maneira pacífica (At 19:38). Após este fato, os missionários migraram para a Macedônia. Há ainda um outro personagem que recebe este mesmo título, trata-se de um cristão cujo bom testemunho é elogiado (3Jo 1:12).

Este nome é diretamente citado nas Escrituras Sagradas em três oportunidades, todas elas no Novo Testamento, com maior predominância no livro dos Atos dos Apóstolos.