Daniel

A Fé deve prevalecer principalmente nas situações mais atribuladas.

Significado do nome Daniel

Daniel significa ‘o Senhor é meu juiz‘. Também pode ser entendido como ‘juízo de Deus‘. Sua acepção remete a uma justiça interior sensata, capaz de enxergar as situações com muita clareza e bom senso.

Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles.
Dn 1:8

Origem do nome Daniel

Daniel advém do hebraico Daniyy´el, cuja formação se dá pela soma das palavras dan, que quer dizer “julgar” ou “sentenciar”, e El, traduzível por “Deus”. Sua variante mais popular é Danilo, além de possuir diferentes grafias na forma feminina Daniela.

Uma das variações mais aplicadas é Daniele, oriunda do italiano, onde aparece como título unissexo. Sua ocorrência também pode aparecer em nomes compostos como Carlos Daniel ou José Daniel.

Daniel na Bíblia

Era um aristocrata judeu, provavelmente membro da família real de Judá e, por conta disso, foi um dos primeiros judeus levados para o exílio de Nabucodonosor. A filosofia do império babilônico prezava por levar em cativeiro os líderes das nações conquistadas. Sua história mais famosa se dá no reino de Dario, depois da queda da Babilônia. O rei, resolvido proclamar sua divindade, exige que, por um período de trinta dias, não se oferecesse nenhuma oração nem sacrifício a nenhum outro Deus. O profeta não obedece ao decreto e continua impenetrável na sua fé, orando três vezes por dia ao Senhor. A pena que sobre ele recai é ser jogado a uma cova cheia de leões, mas nada acontece e ele sai incólume da cova (Dn 6: 16-22).

Também existem outros três personagens que são assim nomeados: o segundo filho de Davi, também chamado de Quileabe (1Cr 3:1); o filho de Itamar (Ed 8:2) e um dos que selaram o acordo de obediência à Lei com Neemias (Ne 10:6).

O nome é mencionado na Bíblia em setenta ocasiões, sendo que apenas uma delas ocorre no Novo Testamento, presente no Evangelho de Mateus. As outras passagens aparecem majoritariamente no livro de Daniel, que pertence ao Antigo Testamento.