Diogo

A Fé auxilia o homem a se manter rígido apesar de qualquer tremor.

Significado do nome Diogo

O título Diogo está tradicionalmente ligado a traduções que indicam ‘suplantor‘ ou ‘aquele que sustenta‘ como os significados mais plausíveis, embora existam algumas outras acepções que também sejam bastante aceitas como ‘vencedor‘ ou ainda ‘doutrinador‘, ressaltando o sentido de força aqui referenciado pela noção de sustentação embasada na fé, pois só ela pode fazer com que um homem seja capaz de manter sua base de princípios. Este nome evidencia a habilidade de se manter de pé mesmo após uma atribulação.

Jacó também seguiu o seu caminho, e anjos de Deus vieram ao encontro dele.
Gn 32:1

Origem do nome Diogo

Diogo surgiu como um diminutivo do título português Santiago, cuja raiz etimológica é a forma primitiva hebraica Yaakov. Outras variantes de origem semelhante foram Tiago e Thiago, ao passo que Diego, sua variação mais comum, passou por esse processo de derivação na língua espanhola e posteriormente também foi adotada pela portuguesa.

Este nome masculino está associado a outras denominações bastante populares como Iago e Jaime.

Diogo na Bíblia

Dois títulos das Escrituras Sagradas são associados a este nome: Tiago, cuja importância recai sobre os dois apóstolos de Cristo assim nomeados (Mt 4:21), e Jacó, o filho de Isaque e Rebeca (Gn 27:6), irmão de Esaú, que se casou com Lia e posteriormente com Raquel – que eram irmãs – após ter trabalhado mais de dez anos para Labão, o pai das moças. Além disso, ele também é considerado o grande patriarca do judaísmo por ter sido o pai dos doze homens que formaram as tribos de Israel. Deste modo, Diogo alude tanto ao Antigo quanto ao Novo Testamento.