O caminho da Fé só é longo para aqueles que não podem enxerga-la.
Significado do nome Tiago
Tiago significa ‘suplantador‘ ou ainda ‘o que segura o calcanhar‘. Também pode ser lido como ‘aquele que ultrapassa‘. A interpretação deste nome implica em atitudes que estão relacionadas à Fé como forma de superação, tornando-a o único método para perpassar as adversidades, quaisquer que sejam elas.
Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações.
Origem do nome Tiago
Originário de Iakobos, forma grega do hebraico Ya’aqov. Iago, primeira ocorrência no idioma português, foi responsável por gerar Santiago, que por sua vez deu origem a Tiago. Sua grafia também pode ser Thiago, recorrente apenas no Brasil.
Outros nomes para homens bastante populares possuem esta mesma raíz etimológica, é o caso de Diego, vindo do espanhol, Jaime ou James, do inglês, e Diogo, próprio da língua portuguesa. Curiosamente, o título feminino Jaqueline também está presente neste grupo.
Tiago na Bíblia
Quatro homens são assim chamados nas Escrituras. São eles o filho Zebedeu (Mt 4:21), o filho de Alfeu (Mc 3:18), um dos irmãos de Jesus (Mt 13:55) e o irmão de Judas Tadeu (Lc 6:16).
Merecem destaque os dois que foram apóstolos de Cristo. Também conhecido como Mais Velho, ou Maior, era pescador e atendeu a um chamado do Senhor para segui-lo, sendo um dos primeiros discípulos do Filho de Deus e um dos mais próximos Dele (Mt 4:21). Ele e seu irmão João, também apóstolo, receberam de Messias o apelido Boanerges, palavra aramaica que significa “filhos do trovão”, por conta do temperamento explosivo que possuíam (Lc 9: 54-55). Tiago Menor, ou Mais Novo, a quem se atribui a autoria da Epístola de Tiago, é irmão de José e filho de Maria, e também esteve entre os doze que seguiram a Ele.
O nome é mencionado em trinta e sete passagens da Bíblia. O maior número de citações se dá no Evangelho de Marcos, que compõe o Novo Testamento.