Teófilo

A fidelidade e a amizade verdadeiras são valores imprescindíveis para se formar um caráter sólido.

Significado do nome Teófilo

Teófilo significa ‘amigo de Deus‘ literalmente, embora também possa admitir outras traduções plausíveis como ‘próximo do Senhor‘, ‘íntimo de Deus‘ ou ainda ‘aquele a quem o Todo-Poderoso ajuda‘, demonstrando assim uma relação fundamentada na proximidade que se pode desenvolver com Ele. Este nome faz claras referências a importância de se manter fiel ao Pai, buscando sempre Nele os auxílios que só a divindade pode fornecer enquanto formas de benção e provisão.

Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar
At 1:1

Origem do nome Teófilo

Teófilo é uma derivação que ocorre a partir da forma grega Theophilos, cuja composição se dá pela aglutinação dos elementos Theos, compreendido como “Deus”, e philos, traduzível por “amigo” ou “amizade”. A grafia da versão portuguesa é semelhante no idioma espanhol e também no italiano, onde não se o usa o acento e o então diminutivo Theo passou a ser comumente utilizado como título próprio.

Algumas variantes bastante distintas são Feofil, do russo, e Théophile, presente no francês. Este nome para homens ainda possui variações femininas como Teofila, registrada na língua italiana e na polonesa.

Teófilo na Bíblia

É o homem a quem Lucas dedicou o seu Evangelho e o livro de Atos dos Apóstolos. Não se sabe ao certo sua origem nem sua profissão, já que ele só aparece nas dedicatórias, entretanto, há algumas vertentes explicando uma atuação deste homem no universo bíblico. Alguns estudiosos acreditam se tratar de um amigo do autor que morava na Grécia; outros creem ser um sujeito de alta classe, pertencente a um ofício que envolvia poder e autoridade por ser chamado de “excelentíssimo” (Lc 1:3). Há ainda versões que apontam Teófilo como um recém-convertido ao cristianismo que estava interessado em aprender mais sobre a nova religião.

Há duas menções diretas feitas a este nome no Novo Testamento da Bíblia Sagrada, localizadas justamente nos volumes já citados.