Tito

A honra e o respeito são obtidos a partir da honestidade e das ações realizadas com verdade no coração.

Significado do nome Tito

O significado mais atribuído a Tito é ‘respeitável‘, embora admita algumas outras acepções como ‘honrado‘, ‘venerável‘ ou ainda ‘o defensor‘. Este nome sugere um caráter nobre, cuja base está consolidada sobre uma honra formada pelo respeito conseguido através de boas ações e, sobretudo, por uma honestidade incorruptível.

Por isso tudo fomos revigorados. Além de encorajados, ficamos mais contentes ainda ao ver como Tito estava alegre, porque seu espírito recebeu refrigério de todos vocês.
2Co 7:13

Origem do nome Tito

Tito é proveniente do latim Titus, forma também adotada na língua inglesa. A variação do português é a mais comum na grande maioria das ocorrências deste nome, estando também presente em idiomas como o espanhol e o italiano, que por sua vez abrange outras variantes como Tiziano e Tiziana – utilizada para mulheres.

Suas formações que mais se distinguem são Tit, da língua russa, e o Tytus, da polonesa.

Tito na Bíblia

Era um homem de origem grega e foi o primeiro gentio a trabalhar com Paulo no serviço missionário como companheiro e colaborador, representando-o, assim como Timóteo, nas congregações que ele não conseguia visitar, funcionando como uma espécie de porta-voz, especialmente na igreja de Corinto, onde seu trabalho foi devidamente reconhecido e surtiu bons efeitos espirituais (2Co 7:6-7). Alguns estudiosos, mesmo que não haja uma quantidade significativa de evidências, identificam-no como sendo a mesma pessoa que Tício Justo (At 18:7).

Tito também nomeia um dos volumes bíblicos: trata-se de uma epístola, supostamente redigida por Paulo, que compõe o Novo Testamento. É nesta parte das Escrituras Sagradas, inclusive, que estão feitas todas as menções ao seu nome, totalizando quatorze citações predominantemente localizadas na segunda carta enviada aos Coríntios.