Éder

Aquele que ama a Deus precisa também amar aos seus próximos com muito afinco e dedicação.

Significado do nome Éder

Éder tradicionalmente significa ‘rebanho‘ ou ‘manada‘, embora algumas outras traduções apliquem como é o caso de ‘belo‘ enquanto acepções possíveis de serem utilizadas. Trata-se de um nome que faz referência à importância da obediência a Deus e às ações coletivas como fontes de força e inspiração para aqueles que se dedicam à atividade ministerial, cuja eficiência depende da união bem tramada entre aqueles que crêem na palavra do Senhor. Há também uma alusão à importância da família para constituir um caráter bem formado, afinal a índole pura é um preceito básico para a prática constante da fé.

E foram estes os filhos de Musi: Mali, Éder e Jeremote. Esses foram os levitas, de acordo com as suas famílias.
1Cr 23:40

Origem do nome Éder

Éder é derivado do hebraico ‘Eder e na língua portuguesa admite também a forma Eder, sem o acento agudo. Este nome para homens possui variações femininas no idioma basco como Ederne e Eider.

Éder na Bíblia

Éder é o título usado para nomear um levita filho de Musi que viveu na época do rei Davi (1Cr 23:23) e também uma família benjamita (1Cr 8:15). Além disso, designava uma cidade que ficava no extremo sul da tribo de Judá, próxima à fronteira com Edom (Js 15:21).

Este nome é mencionado em quatro passagens das Escrituras Sagradas, sendo que a maioria delas está localizada no Velho Testamento, predominantemente no primeiro livro de Crônicas.