Efraim

A Fé é o alimento da alma que edifica o espírito.

Significado do nome Efraim

Efraim significa ‘fértil‘ e ‘frutífero‘. Também pode ser entendido como ‘fertilidade‘ ou ‘aquele que multiplica‘, ressaltando a ideia que este nome traz sobre a benção dos alimentos como providências divinas.

Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: ‘Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido’.
Gn 41:52

Origem do nome Efraim

Derivado do hebraico Efrayim, o título Efraim também possui a variação Ephraim, presente em algumas línguas antigas além da hebraica, é o caso do latim e do grego. Pode-se notar sua presença também em idiomas modernos, como o o inglês.

Sua formas mais distintas são Jevrem e Yefrem, do sérvio e do russo, respectivamente.

Efraim na Bíblia

É filho de José com a egípcia Azenate. Posteriormente foi adotado, junto com seu irmão Manassés, pelo avó Jacó, cuja idade já era bem avançada, sendo ungido por ele, embora caçula, como o primogênito, fato que lhe garantiu ser o primeiro herdeiro legal da família (Gn 48:13). Seu nascimento está associado ao período de plenitude que antecedeu os sete anos de fome.

Este título também nomeou uma das doze tribos de Israel e algumas localidades bíblicas, como a vila montanhesa de onde veio Elcana (1Sm 1:1), a floresta onde Absalão foi derrotado (2Sm 18:6) e um dos portões de Jerusalém (2Rs 14:13).

O nome Efraim está mencionado em mais de cento e cinquenta passagens das Escrituras Sagradas. Apenas uma destas citações acontece no Novo Testamento, mais precisamente no Evangelho de João. As restantes, localizadas no Antigo, aparecem com maior frequência no livro de Oséias.