Ezequiel

As dificuldades são dadas para que a Fé se inflame e prove seu valor cada vez mais.

Significado do nome Ezequiel

Ezequiel significa ‘Deus fortalece‘, ‘Deus é forte‘ ou ainda ‘fortalecido em Deus‘. Como diz sua tradução, é um nome que está no âmbito das superações, dentro ou fora de si. Ou seja, indica a facilidade de perpassar sobre os problemas, sejam eles internos e psicológicos, ou de ordem prática e objetiva.

A palavra do Senhor veio ao sacerdote Ezequiel, filho de Buzi, junto ao rio Quebar, na terra dos caldeus. Ali a mão do Senhor esteve sobre ele.
Ez 1:3

Origem do nome Ezequiel

Ezequiel tem suas raízes no hebraico Yechezeqe´l, formada pelos vocábulos chazaq, de “ser forte” ou “fortalecer”, e El, que designa “Deus”. A grafia no espanhol é igual a da língua portuguesa, enquanto no inglês escreve-se Ezekiel.

Com exceção destes três idiomas e das formas antigas, em grego e latim, o único uso para além da língua hebraica é a rara ocorrência de Hesekiel, do finlandês.

Ezequiel na Bíblia

Ezequiel, também chamado de “filho do homem”, foi um sacedorte zadoquita e que posteriormente se tornou um dos três grandes profetas, assim como Isaías e Jeremias. Após passar cinco anos na Mesopotâmia, ele obteve uma visão que transformou todo o restante de sua trajetória: “Tal como a aparência do arco-íris nas nuvens de um dia chuvoso, assim era o resplendor ao seu redor. Essa era a aparência da figura da glória do Senhor(…)” (Ez 1:28). Deus ordena a ele que transmita aos judeus Suas palavras de lamento e disse-lhe que o povo de Israel endurecera o coração, mas que Ele faria do filho de Buzi tão duro e contundente quanto eles para sua palavra proliferar: “Diga-lhes, quer ouçam quer deixem de ouvir” (Ez 3:11). Outra passagem marcante é sua profecia no vale dos ossos secos, quando o Pai deu carne e vida para os ossos no chão e fez um exército enorme (Ez 37:10).

Este nome também intitula um dos livros bíblicos que são parte do Antigo Testamento, onde o profeta está citado explicitamente apenas duas vezes.