Elias

O poder do Pai Eterno é o único capaz de reinar todo o universo.

Significado do nome Elias

Elias significa o Senhor é meu Deus. Outra interpretação cabível pode ser Deus é o Senhor. O nome reforça a importância de reconhecer o poder que só Ele tem enquanto Criador máximo da natureza e Rei de todas as coisas.

Então a mulher disse a Elias: ‘Agora sei que tu és um homem de Deus e que a palavra do Senhor, vinda da tua boca, é a verdade’
1Rs 17:24

Origem do nome Elias

Este nome masculino é derivado do hebraico ´Eliyyahu, cuja formação se dá pela junção de três vocábulos distintos: eli, y e yahu. Esta forma primitiva hebraica posteriormente se tornou Elijah, versão também utilizada na língua inglesa. O idioma inglês também possui a grafia Elias, igual à alemã e à portuguesa.

Há algumas variantes femininas para este título, entre elas cabe destacar Iliana, presente no búlgaro e no grego.

Elias na Bíblia

É conhecido como um dos mais antigos profetas das Escrituras Sagradas, onde há um grande enfoque sobre as suas ações e não só sobre suas palavras, como acaba acontecendo com alguns outros pregadores. Destaca-se por se levantar veementemente contra a adoração de falsos deuses, principalmente Baal. Ele confrontou o rei Acabe e sua esposa Jezabel, adoradores destas parcas divindades, provando que se o verdadeiro Deus não quisesse, não haveria fertilidade nas plantações. Outro gesto notável de sua parte foi reunir muitos sacerdotes profanos diante do povo, preparando dois altares de sacrifício, um para o Senhor e o outro para os pagãos. Elias desafiou que o pseudo-poder invocado pelos homens enviasse o fogo sagrado para consumir o altar com sacrifícios (1Rs 18:25-27). Há outros três personagens assim chamados, são eles: o filho de Jeroboão (1Cr 8:27); o sacerdote que se voltou contra Esdras (Ed 10:21) e o filho de Elão (Ed 10:26).

Seu nome aparece diretamente na Bíblia em mais de cem ocasiões, sendo mencionado tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. A principal recorrência está no primeiro livro de Reis.