Enos

O dom da vida é o bem mais valioso de todos.

Significado do nome Enos

Enos significa ‘homem‘ literalmente, embora seja possível atribuir outras acepções como ‘mortal‘, ‘ser humano‘ ou ainda ‘aquele que vive‘. Trata-se de um nome cujas interpretações permeiam a vida humana e a sua implacável fugacidade que acomete também a qualquer ser vivente, fato que permite deduzir uma referência à valorização desta dádiva tão delicada fornecida pelo Senhor para ser aproveitada com fé e absoluta consciência.

Também a Sete nasceu um filho, a quem deu o nome de Enos. Nessa época começou-se a invocar o nome do Senhor.
Gn 4:26

Origem do nome Enos

Enos é um nome para homens proveniente do idioma hebraico cuja versão ´Enosh serviu de matriz para a forma utilizada na língua portuguesa e também na inglesa. Esta mesma grafia transliterada ocorre também em línguas antigas como o grego e o latim.

Enos na Bíblia

É o primogênito de Sete, nascendo quando seu pai tinha cento e cinco anos (Gn 5:6), tendo sido neto de Adão (1Cr 1:1). Enos também teve um filho aos noventa anos e o chamou de Cainã (Gn 5:9). Conta-se que ele viveu oitocentos e quinze anos, gerando outros filhos e filhas durante todo o período (Gn 5:10).

Este nome aparece em seis passagens do Antigo Testamento das Escrituras Sagradas, sendo que a maioria das citações ocorre no livro de Gênesis. Há ainda uma menção feita no Evangelho de Lucas, volume pertencente ao Novo Testamento, totalizando sete ocorrências diretas.