Esdras

Estender a mão a um necessitado é o melhor caminho para o amor incondicional.

Significado do nome Esdras

Esdras significa ‘ajuda‘ e ‘auxílio‘. Pode-se interpretar também como ‘aquele que socorre‘ ou ‘gentil‘. A compreensão deste nome aponta para a relevância que há na caridade e na gentileza. As acepções que ele fornece relembram a necessidade da bondade que rege o amor ao próximo.

Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas.

Ed 7:10

Origem do nome Esdras

O título Esdras decorre do hebraico Ezra, cuja raiz está presente no vocábulo ezer, diretamente traduzido por “socorro”. Esta maneira de escrever o título se repete na língua inglesa. A forma utilizada no português, Esdras, é similar à encontrada no grego.

A variante mais distinta deste nome masculino é o Ezras latino, uma espécie de fusão entre a variação grega e a hebraica.

Esdras na Bíblia

Era um sacerdote levita descendente direto de Arão. Estava entre os exilados na Babilônia quando Ciro, o Grande, permitiu o retorno dos judeus para a terra deles. Neemias foi um de seus companheiros no exílio. A volta deste povo aconteceu em diferentes levas, Esdras esteve presente em uma caravana que se deu posteriormente, sendo eleito como líder dela. Recebeu do rei persa Artaxerxes uma autoridade especial para reformar a fé judaica e reestruturar o templo, além de retomar os tesouros levados por Nabucodonosor.

Este título, que desgina um dos livros presentes nas Escrituras Sagradas, é dado a outros dois personagens. que, Ccoincidentemente, possuiam como ofício a atividade sacerdotal. Um deles também é chamado de Azarias (Ne 12:1) e o outro exerce sua profissão em Jerusalém (Ne 12:33).

O nome é mencionado em vinte e oito passagens do Antigo Testamento, localizadas principalmente no volume homônimo.