Estevão

Aquele que conhece sua Fé já é verdadeiramente abençoado.

Significado do nome Estevão

Estevão significa ‘coroa‘ e ‘coroado‘ a princípio, embora admita que se apliquem outras compreensões como ‘aquele que recebe a benção‘ ou ainda ‘escolhido‘, demonstrando diversas alusões às graças divinas que recebem aqueles que se prestam à adoração do verdadeiro Senhor. Este nome também permite interpretações em torno da benção e como ela altera completamente para melhor a vida de alguém.

Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé, à direita de Deus

At 7:55

Origem do nome Estevão

Estevão é originado a partir da forma grega Stéphanos, que por sua vez derivou o latim Stephanus, principal raiz da variação utilizada no português. Este nome para homens possui outras versões como Estêvão e a feminina Estefânia. A variante italiana Stefano também passou a ocorrer na língua portuguesa, bem como alteração gráfica Estefano.

O inglês é o idioma que mais apresenta mudanças nos registros em relação a este título, admitindo as formações Stephen e Steven, além dos diminutivos Steph e Stevie.

Estevão na Bíblia

Foi um dos sete diáconos elegidos pelos apóstolos para auxlia-los na distribuição de alimentos e fazer outras caridades em Jerusalém e seus arredores, além de espalhar as palavras de Jesus. Ele é descrito como um homem repleto de bondade e extremamente capaz de realizar boas ações de maneira sincera (At 6:8). A sua passagem mais marcante nas Escrituras se dá quando ele debate de maneira muito sábia com os líderes da Sinagoga dos Libertos, composta principalmente pelos judeus de Cirene e Alexandria, que se recusavam a aceitar os preceitos pregados por Cristo. Estes homens, entretanto, incitaram o povo contra Estevão, alegando que ele estava praticando blasfêmias contra Deus e contra Moisés. A ira geral da população fez com que o nobre sujeito fosse apedrejado até o falecimento (At 7:54-8:1). Por conta deste episódio e de sua fidelidade exemplar, ele é considerado o primeiro mártir cristão.

Seu nome é citado em doze ocasiões no Novo Testamento da Bíblia Sagrada, todas elas ocorrem no livro dos Atos do Apóstolos.