Esaú

As ações que tomadas a partir de uma bom caráter serão mais justas e sólidas.

Significado do nome Esaú

Esaú tradicionalmente significa ‘peludo‘ ou ‘coberto de pêlos‘, mas também está associado a significações como ‘aquele que age‘ ou ‘quem finaliza‘, representando a importância das ações no caminho da fé, onde é mais que necessário que se tome decisões corretas e precisas para executar com louvor a árdua tarefa de propagar a palavra de Deus.

Os meninos cresceram. Esaú tornou-se caçador habilidoso e vivia percorrendo os campos.

Gn 25:27

Origem do nome Esaú

Esaú é originário do hebraico Esav ou Esawse, sendo que posteriormente o título passa a ser grafado como Esau no grego e no latim, línguas da antiguidade, e também no inglês, um idioma moderno.

Este nome para homens admite no português algumas variantes como Ezaú ou Ezau, além de ter assimilado a já referida forma inglesa.

Esaú na Bíblia

Foi o primeiro filho a ter nascido dentre os gêmeos concebidos por Isaque e Rebeca. Conta-se que sua mãe sofreu em demasia no parto (Gn 25:22) e que ele nasceu coberto de um vasto cabelo vermelho sendo agarrado pelo calcanhar pelo seu irmão Jacó, fato que acabou se tornando uma espécie de presságio a respeito de um suposto domínio deste sobre aquele (Gn 25:26). Esaú era descrito como um homem grande e forte dado à atividades campestres como a caça, enquanto seu gêmeo era delicado e recluso, reconhecido por sua astúcia e inteligência; ambos travaram diversas brigas de família, a mais famosa delas foi a disputa pela primogenitura vencida pelo caçula (Gn 27:41). Posteriormente o caçador passou a ser chamado de Edom, título que também nomeava as terras por ele dominadas.

Seu nome aparece diretamente citado nas Escrituras Sagradas em mais de oitenta passagens divididas entre Velho e Novo Testamento, localizadas principalmente no livro de Gênesis.