Denis

Tudo aquilo se move perante os olhos humanos é controlado minuciosamente por Deus.

Significado do nome Denis

Costumeiramente são atribuídos a este título os significados ‘espírito das águas‘ e ‘o céu e as águas‘, embora existam outras traduções que apontem sentidos mais metafóricos como ‘dia e noite‘ ou ainda ‘dono do tempo‘, estabelecendo assim uma forte relação com o poder onipotente de regular a natureza que só cabe ao Senhor. Deste modo, Denis faz referência aos aspectos naturais ligados à água, elemento fundamental para a saúde humana, e também ao tempo, unidade física que, por meio do Pai, controla a vida dos homens na Terra.

Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.
At 17:34

Origem do nome Denis

Denis é uma derivação do título Dionísio, que possui duas raízes etimológicas advindas do grego, Zeus e Dionysos, também responsáveis por gerar sua versão feminina Denise. Sua grafia adotada pelo português acaba aparecendo em outros idiomas como o russo e o tcheco, mas de forma transliterada, ao passo que o inglês e o italiano se valem exatamente do mesmo registro.

A língua portuguesa apresenta algumas variações bastante usuais deste nome masculino – Dênis, Dennis, Denys e Diniz – enquanto a inglesa conta com as variantes Sidney e Sydney.

Denis na Bíblia

Dois nomes bíblicos do Novo Testamento são referenciados pelo título Denis, são eles Zeus e Dionísio. O primeiro é um deus da mitologia grega com quem confudem Barnabé na cidade de Listra (At 14:12), enquanto que o outro é um membro do Areópago que se tornou um cristão bastante convicto após a pregação de Paulo (At 17:34).