Baruque

A benção é um fruto colhido por aqueles que semeiam a Fé.

Significado do nome Baruque

Baruque tradicionalmente significa ‘abençoado‘ e ‘bendito‘, mas também agrega outras opções plausíveis de tradução como ‘aquele que recebe as bençãos‘, indicando assim a benevolência divina, sempre oferecendo provisões constantes àqueles que mantêm a fé rígida e plena em perseverança. Este nome traz, portanto, o sentido maior da crença enquanto meio de vida, pois ela propicia uma constante paz interior, bem como ajuda as pessoas a serem mais amáveis.

E Baruque, filho de Nerias, fez exatamente tudo aquilo que o profeta Jeremias lhe mandou fazer, e leu as palavras do Senhor.
Jr 36:8

Origem do nome Baruque

Baruque advém da forma hebraica Baruk ou Barukh, cuja raiz etimológica está associada ao verbo barak, que também poder ser compreendido como “abençoar”. A variação deste nome para homens na língua inglesa é Baruch.

Baruque na Bíblia

Vindo de uma família poderosa, já que seu avô fora governador na Jerusalém do rei Josias (2Cr 34:8) e seu irmão Seraías foi responsável pelo acampamento real de Zedequias (Jr 51:59), ele foi o escriba do profeta Jeremias. Como todos de seu ofício, era descrito como um homem muito perspicaz que acumulava milhares de conhecimentos, colocando-os a serviço daqueles que queriam ajudar a perpetuar a palavra divina. Foi responsável por registrar todas as profecias no período do governo de Jeoaquim (Jr 36:4). Além disso, auxiliou muito o profeta conforme o rei foi buscando oprimir sua atividades de fé, oferecendo-lhe apoio e perseverando junto a ele. Há ainda outros dois homens que recebem este mesmo título nas Escrituras: o filho de Zabai que ajudou Neemias (Ne 3:20) e o descendente de Col-Hozé, da tribo de Judá, que está presente no repovoamento do centro (Ne 11:5).

Baruque tem seu nome registrado na Bíblia Sagrada em vinte e cinco ocasiões do Velho Testamento, sendo que a grande maioria delas está no livro de Jeremias.